domingo, 13 de maio de 2007

Amor Perfeito



Romeu e Julieta o amor mais que perfeito que nos ocorre quando se fala de amor ... mas a historia remonta muito mais atrás de um Simples Romeu e Julieta.
Resa a Estória de que...
O Mito dos Andróginos. Aristófanes afirma que no inicio existiam três géneros humanos: o masculino, o feminino e o andrógino. Este último era um ser duplo, com duas faces e oito membros, possuindo uma grande força. Havia andróginos com uma metade masculina e outra feminina, e outros com as duas metades masculinas ou duas femininas. Até que um dia, os andróginos revoltaram-se contra os deuses e como castigo dos Deuses, foram divididos em dois, sendo assim condenados por Zeus a procurarem por toda a humanidade a sua metade verdadeira. Desde então, as pessoas passam a procurar na sua “outra metade” aquilo que não encontram em si; a esse desejo, Sócrates em Lísis,dá o nome de philia.

Após relatar a estória dos andróginos, Aristófanes eleva a honra e moral dos que procuram sua outra metade nos rapazes, afirmando que, ao invés de ser uma atitude vergonhosa, é uma prova de audácia e coragem por parte de quem a pratica.


Fica evidente que Platão transmite através de Aristófanes a ideia que uma união amorosa não era, necessariamente, sexual. Esse era o princípio das relações ideais entre erastas e erômenos: amar sem estabelecer um contacto sexual entre si. Logo, era desonroso ao erasta e ao erômeno submeterem-se ao descontrole sexual. O mito dos andróginos não faz alusão à duas almas que procuram completar-se sexualmente, mas sim aperfeiçoar-se na sua essência com o auxílio de outro. "

Por isso não irei desistir de encontrar nunca mas nunca minha curta existência por ti que andas perdido e a minha procura por te complementares, e aperfeiçoares-me, és a parte que me irá trazer aos meus dias o que tanto necessito e busco... paz!

Um comentário:

Anônimo disse...

A alma gémea!? Será mito?! Será realidade?! Então porque razão procuramos sempre o oposto?!
Uma belíssima história, que no mundo dos simbolismos consegue encontrar resposta à necessidade humana de procurar um outro ser que o complemente. Sentimos a necessidade de encontrar alguem que queira repartir o seu caminho e sonhos, então porque razão nos interessamos sempre por quem é completamente diferente de nós?! Será que somos eternos sofredores e lá bem no fundo a dor nos torne vivos, apesar de incompreendidos?!...